Mensagem

Mensagem
Reflexão

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

MENSAGEM DE UMA SOBRINHA PARA SEU TIO.


Sabemos que a partida deste mundo é algo normal e que, de repente, as pessoas vão para um lugar melhor, ao menos é o que dizem,...

O verdadeiro sentimento neste momento é a saudade, a dor da perda e também o arrependimento por ter falado demais ou, de menos. É um momento complicado para quem fica. Precisamos usar este momento como marco... para mudanças, pois é exatamente o que esta acontecendo, uma drástica mudança na vida de todos da família.

Perder alguém é sempre doloroso para aqueles que ficam, mas talvez para quem parte, não seja tão ruim... enfim, a morte também pode ser um anjo libertador da pessoa e também da família, pois quem gosta de ver alguém próximo sofrendo lentamente sem esperanças de cura? Ninguém parte na véspera, todos temos o momento certo para seguir mais adiante.

Vá em paz tio, com a certeza do dever cumprido, e que o senhor te receba ao seu lado,
E nós ficamos com a certeza da ressurreição.......Amém

     Tânia:
 
Sou grata pela sua postagem. Seu tio e meu sobrinho foi uma pessoa simples, humilde e amiga.
Minhas saudades  e os meus sentimentos junto a vocês.
               Fideralina.

O HOMEM DA ROÇA.

O Homem da Roça.
"No sertão do Ceará, bem pertinho de nóis , um rico fazendeiro mais matuto do pé rachado, queria que seus fios fosse pra escola para aprender a carta de ABC e fazer conta.
Pra ele ele era só isso e bastava porque lugar de home era na roça.Assim, o fio estudado não dizia prumode e nem provia.Falava com as palavras de home letrado. O filho foi pra
Escola no Povoado e lá aprendeu a lutar com a balança e pesar o algodão à tardinha.
Ao quebrar da barra os homes chegava pra pesar os quilos do produto. Ao jogar o bornó
na balança de madeira (usada na época) o peso não satisfez o caba letrado.
-Que é isso cabra, trabaiô pouco, amanhã vou levar o chicote aí quero ver se apanha mais
algodão.
-É que a garrancheira é grande dotorzinho, óia mesu pé, minha mão. A roça não foi brocada. O pai de voismicê só quer ser mais rico e nóis mais pobre.
-Quer me desafiar? - Não patrãozinho, cruzando as mãos calejadas, sangrentas e disfarçando a dor.
-Achei que depois de estudado na capitá ia entender que o pai de voismicê só quer tirar o coro de nois.
-Não repita mais isso seu cabra, cuidado com a peixeira na barriga. Meu pai sempre foi da enxada.
-Apois agora va pra mata botar espinho no pé, furar a s mãos nos ispim.
Quero só ver os quilinhos de algodão, seu bestalhão.
-Deixe disso cabra eu sou é macho vai pra roça e traz mais algodão.
-Vou não moço. Vou arribá com a famia pra cidade grande e botar meus fios na Escola pra aprender custurar barriga de cabra valentão e botar na cadeia home como vc. Com o suor do meu rosto faço meus fios doutor. Assim boto gente da sua laia no xilindró."
Inté. Jão da Roça. 

             Texto em homenagem ao HOMEM DA ROÇA.
                                   Fideralina.

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

PARA DESOPILAR!


RETICÊNCIAS....

                    Fiquei grata por você, EVAN, lembrar de me enviar este pequeno texto. 
Quando puder pode fazer diretamente no BLOG, você já é convidada.
                      Abraços:
                      Fideralina.

terça-feira, 27 de novembro de 2012

HOMENAGEM DO DIA.


     Cubra-nos com SEU MANTO. Estenda Vossas Graças por toda a humanidade. Atendei a um pedido especial que ora Vos faço. Em silêncio ROGAI POR NÓS!
                   Fideralina.

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

SONETO CANTA CORDEL - SÁVIO PINHEIRO


Com bons versos formamos a estrutura
Das estrofes, que nascem da poesia.
Desse encontro, criou-se a fantasia
Do cordel, que se fez literatura.

Contar sílabas transforma essa cultura,
Que a métrica nos dá em garantia
E a oração sendo o enredo que irradia
Traz a arte extraída da mistura.

Com seis versos se forma uma sextilha
E com sete a belíssima septilha
Numa alegre expressão que vem da glosa.

Nos dez versos de dez sílabas, criamos
Um martelo, que em canto, anunciamos
Dando ao texto uma forma majestosa.

BOM DIA!


sábado, 24 de novembro de 2012

NASCIMENTO DE JESUS.


O NASCIMENTO DE JESUS

Bem deferente essa istóra,
Sobre o minino Jesus,
Seu nascimento e sua gulóra,
Que num cordel se traduz;

O autor da prezepada,
Eu num conheço inhor não,
Mas passo pra rapaziada,
Ouvir prestando atenção;

Vem lá dos tempo de herode,
Aquele rei carnicêro,
Queria matar Jesus prumode,
Ser o único rei verdadêro;

Mais ele entrô puro cano,
Com sua misquinha intenção,
Pois o anjo suberano,
Num era de brinquedo não;

Os mago num atendêro
Vortá no mermo caminho
Pois num eram badernêro
E protegêro o minininho;

Vamo então pro começo,
Assista o vídeo premêro,
Pois o minino do berço,
É dono do mudo intêro.

PADRE ZEZINHO.


UMA MENSAGEM AOS VISITANTES!



150 anos – Paróquia se prepara para festejar Jubileu


A Paróquia de São Raimundo Nonato, padroeiro deste município, se prepara para festejar os seus 150 anos de vida eclesial. O Ano Jubilar deve ser considerado, para os paroquianos, o Ano da Graça do Senhor. É a oportunidade de profundo agradecimento das conquistas e vitórias que marcaram a história religiosa da paróquia durante todo este período. O evento será celebrado até 30 de novembro de 2013 e a abertura oficial será no  próximo dia 02 de dezembro, às 18h00, com uma grande Celebração Eucarística, presidida pelo Bispo Diocesano D. Fernando Panico, na Praça da Matriz de São Raimundo. Após a celebração, haverá show com ECD (Eles Cantam para Deus).
Para a comemoração do Jubileu Paroquial, a Igreja tem se mobilizado para buscar parceiros e colaboradores que se engajem, participem e atuem com compromisso, responsabilidade e disponibilidade, ajudando nas diversas comissões e equipes, de acordo com o dom e a capacidade de cada um.
Saiba mais:
EIXOS TEMÁTICOS
O Jubileu Paroquial tem como tema gerador: Fé, Eucaristia, Juventude e Missão. Esses quatro eixos temáticos nortearão todas as ações que serão realizadas durante o ano jubilar. Cada eixo traz em si os seus próprios desafios, necessidades e objetivos.
EIXO DA FÉ
Estamos vivendo o Ano da Fé, instituído pelo Papa Bento XVI em outubro de 2012. Celebrar nosso jubileu é, antes de tudo, buscar a renovação da fé no Senhor Jesus, crendo firmemente em seu amor e em sua misericórdia. Todos os eventos e celebrações durante o jubileu deverão ser marcados por uma fé autêntica, renovada, firme e alicerçada na prática do bem e nas boas obras em favor do Reino e em favor do próximo.
EIXO DA EUCARISTIA
São Raimundo Nonato foi um grande amante da Eucaristia. Como sacerdote e missionário, ele levou a Palavra de Deus, o Corpo e o Sangue de Cristo aos pagãos, convertendo-os ao cristianismo. Em nosso jubileu queremos dar uma ênfase especial ao Sacramento da Eucaristia, através de vigílias e adorações, celebrações e bênçãos do Santíssimo. Precisamos reestruturar a catequese para a Primeira Comunhão, principalmente nas comunidades rurais e criar nos paroquianos o hábito de visitar as Capelas do Santíssimo para oração e adoração a Jesus Cristo Sacramentado.
EIXO DA JUVENTUDE
2013 será o ano dos jovens no Brasil e no mundo. A Campanha da Fraternidade virá com o tema Juventude e Fraternidade e o lema: Eis-me aqui, envia-me. Também teremos a Jornada Mundial da Juventude em julho de 2013, no Rio de Janeiro. O jovem possui o vigor, o dinamismo e a coragem de que a igreja tanto precisa. Nosso jubileu dependerá muito da presença e da participação dos nossos jovens, celebrando, animando, organizando e atuando com todo seu espírito e força. Que nossos jovens tragam em si a disponibilidade para o envio e para missão e repitam, como fez o profeta Isaias, ‘eis-me aqui, envia-me’.
 EIXO DA MISSÃO
Não haveria jubileu sem uma acentuada dimensão missionária, catequética e evangelizadora. Nossa paróquia é uma das maiores da Diocese do Crato. A única com 58 capelas. O jubileu precisa acontecer em todos os recantos do município, em todas as capelas e comunidades, em todas as famílias e em todos os corações do povo varzealegrense. Este objetivo será alcançado através da participação integral das nossas pastorais, movimentos e serviços atuando como fermento na massa e levando a todas as pessoas as graças deste jubileu paroquial

SEMPRE É BOM RECOMEÇAR.


sexta-feira, 23 de novembro de 2012

ESCOLA PEQUENO PRÍNCIPE - CRATO

                                 Guilherme de verde e fita vermelha - LINDO!!!!!!!!

                                       Parabéns Guilherme
                                                 Vai ser ator. Um abração.

O VALIOSO TEMPO DOS MADUROS.



Contei meus anos e descobri que terei menos tempo para viver daqui para a frente do que já vivi até agora. Tenho muito mais passado do que futuro.
Sinto-me como aquele menino que ganhou uma bacia de jabuticabas. As primeiras, ele chupou displicente, mas percebendo que faltam poucas, rói o caroço. Já não tenho tempo para lidar com mediocridades. Não quero estar em reuniões onde desfilam egos inflados.
Inquieto-me com invejosos tentando destruir quem eles admiram, cobiçando seus lugares, talentos e sorte. Já não tenho tempo para conversas intermináveis, para discutir assuntos inúteis sobre vidas alheias que nem fazem parte da minha.


Já não tenho tempo para administrar melindres de pessoas, que apesar da idade cronológica, são imaturos. Detesto fazer acareação de desafetos que brigaram pelo majestoso cargo de secretário geral do coral.
As pessoas não debatem conteúdos, apenas os rótulos. Meu tempo tornou-se escasso para debater rótulos, quero a essência, minha alma tem pressa...
Sem muitas jabuticabas na bacia, quero viver ao lado de gente humana, muito humana, que sabe rir de seus tropeços, não se encanta com triunfos, não se considera eleita antes da hora, não foge de sua mortalidade...
Só há que caminhar perto de coisas e pessoas de verdade.
O essencial faz a vida valer a pena. E para mim, basta o essencial!
(Mário de Andrade) 

Mensagem enviada por Evangelina.

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

INFORMAÇÕES GERAIS



A letra do Hino à Bandeira  foi escrito por Olavo Bilac e a música composta por Franciso Braga. Ele foi apresentando pela primeira vez em 9 de novembro de 1906.

HINO À BANDEIRA

Salve lindo pendão da esperança!
Salve símbolo augusto da paz!
Tua nobre presença à lembrança
A grandeza da Pátria nos traz. Recebe o afeto que se encerra
em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil!

Em teu seio formoso retratas
Este céu de puríssimo azul,
A verdura sem par destas matas,
E o esplendor do Cruzeiro do Sul. Recebe o afeto que se encerra
Em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil!

Contemplando o teu vulto sagrado,
Compreendemos o nosso dever,
E o Brasil por seus filhos amados,
poderoso e feliz há de ser! Recebe o afeto que se encerra
Em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil!

Sobre a imensa Nação Brasileira,
Nos momentos de festa ou de dor,
Paira sempre sagrada bandeira
Pavilhão da justiça e do amor!Recebe o afeto que se encerra
Em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil!

19 DE NOVEMBRO - DIA DA BANDEIRA DO BRASIL.


domingo, 18 de novembro de 2012

EXERCÍCIO COM AS MÃOS.


Sem exagerar, faça diariamente OS exercícios abaixo recomendados.
A simples movimentação dos dedos das mãos funciona como uma cura milagrosa.
É um exercício simples, que pode ser praticado diariamente, a qualquer hora.
Os benefícios são enormes:
1. Cura depressão;
2. Stress;
3. Normaliza a pressão arterial;
4. Ativa a produção de setoninas (aumentam o prazer e a alegria);
5. Ativa a circulação sanguínea;
6. Cura crise de pânico;
7. Elimina fobias, etc.

  Vejam como é feito!!!!!!!!!

 Fideralina.

sábado, 17 de novembro de 2012

ROUXINOL - AUTOR DO LIVRO: A B C do CEARA

      No seu livro, enaltece a figura do" Padre Antônio Vieira, não o dos Sermões, mas o homônimo, do interior cearense - escritor nascido em Várzea Alegre - Ce, no dia 14 de junho de 1919 . Faleceu no dia 19 de abril de 2003."
      

A NOITE DO MEU BEM - SIMONE.


sexta-feira, 16 de novembro de 2012

PARA CLÁUDIA LIREDA.


       É isso aí Claudinha. Curta esta mensagem.

A B C do Ceará - Lançamento na Bienal.

Antonio Carlos da Silva
Quarta

Rouxinol do Rinaré, Kazane Blues, lançando na X Bienal Internacional do Livro Do Ceará o ABC DO CEARÁ CEARENSES ILUSTRES DE RENOME NACIONAL - no Palco os autores, Amélia Albuquerque (cerimonial da Editora IMEPH), o poeta Arievaldo (apresentador do livro), Dona Fideralina (prima-irmã do Padre Vieira - personagem do ABC), Lucas Evangelista e Geraldo Amancio Pereira, estes últimos personagens vivos do Livro.

   

                   Rouxinol.

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

SÁVIO REPRESENTA PADRE VIEIRA .

Eu até entendo...
Mas não compreendo!

Caríssimo poeta e pesquisador Rouxinol do Rinaré, você está de parabéns pela lembrança honrosa do padre Antônio Vieira nessa coletânea, ao fazer o resgate histórico desse sertanejo da Rajalegre, como gostava de enfatizar, mostrando ao estado do Ceará e ao Brasil, que um povo só é povo se tiver memória. Homenagem que não costumamos vivenciar... Daí, não compreendermos muito bem...

Antônio Batista Vieira foi um menino que nasceu num pé de serra do interior cearense, alfabetizou-se no regime da sabatina e da palmatória, e tornou-se campeão em desobediência escolar na sua pequenina Lagoa de Órfãos, nas entranhas de um sertão brabo, na cidade de Várzea Alegre. Cursou o ginásio no Seminário do Crato; Filosofia e Teologia no Seminário de Fortaleza, de onde retornou, no dia 27 de Setembro de 1942, para se ordenar padre na cidade em que começara o seu curso ginasial.

Sacerdote em Crato, Icó, Iguatu e Messejana. Professor de Português, Literatura Portuguesa, Latim, Italiano, Grego, Sociologia, Filosofia, Ética e Antropologia Crítica, em Colégios e Universidades Brasileiras. Colunista nos jornais A Ação e Congregação Mariana, em Crato; O Povo, O Estado, Guarany e O Unitário, em Fortaleza; A Cruz, no Rio de Janeiro e Correio Brasiliense, em Brasília. Licenciado em Filosofia, Ciências e Letras, na cidade de São João Del Rei, Minas Gerais, e Graduado em Direito, na Universidade Santa Úrsula, no Rio de Janeiro, onde permaneceu como professor. Do alto da sua irreverência, costumava dizer: Agora, caso e descaso!

Nas atividades culturais, foi sócio-fundador do Instituto Cultural do Vale Caririense, fundador e construtor do Ginásio Nossa Senhora da Expectação, de Icó, fundador do Clube Mundial dos Jumentos, antecipando-se à temática da sustentabilidade, sócio da Associação Cearense de Imprensa, em Fortaleza, e da Associação Cearense de Jornalistas do Interior.

Na política, elegeu-se Deputado Federal para o período legislativo 1967 a 1970, onde foi vice-presidente da Comissão de Economia e da Comissão de Inquérito da Câmara dos Deputados sobre o problema da açudagem no Nordeste, membro da Comissão Parlamentar de Reforma Universitária, da Comissão Parlamentar de Orçamento e da Comissão de Reforma do Código Civil. Integrou, também, a representação oficial da Câmara dos Deputados ao Congresso Internacional de Municipalismo, na cidade de New Orleans, Estados Unidos.

Além da autoria de inúmeros trabalhos acadêmicos em diversas áreas do conhecimento humano, publicou vários títulos, em diversas editoras do Brasil e do exterior. Destacam-se: Cem Cortes, Sem Recortes; O Jumento, Nosso Irmão; O Verbo Amar e Suas Complicações; Sertão Brabo; Mensagem de Fé Para Quem Não Tem Fé; Penso, Logo Desisto; Pai Nosso; Bom Dia, Irmão Leitor; Porque Fui Cassado; Gramática do Absurdo; A Igreja, o Estado e a Questão Social; A Família - Evolução Histórica, Sociológica e Antropológica, dentre outros.

Durante a ditadura militar, teve cassado o seu mandato de Deputado Federal. Não, por envolvimento a escândalos financeiros, mas por usar com bravura a sua voz em defesa das injustiças sociais. Não foi menos importante que Patativa do Assaré, nem Luiz Gonzaga, na luta pelas liberdades individuais e sociais de sua terra.

Daí, a minha assertiva inicial:

Eu até entendo...
Mas não compreendo!

      No dia 13 de novembro, foi lançado o LIVRO: A B C do CEARÁ de Rouxinol de Rinaré, pela Editora IMEPH. Na ocasião, D.Sávio Pinheiro; convidado para representar Padre Vieira, enviou seu recadinho sobre o ESCRITOR.
     Como não se fez presente por motivos particulares, incubiu-me de representá-lo, o que fiz com enorme alegria e satisfação. Foi para mim uma missão honrosa!
      Obrigad Sávio, pela oportunidade.
       Fideralina.

terça-feira, 13 de novembro de 2012

CORRENTE DE ORAÇÃO.

        AVE CHEIA DE GRAÇA.

SANTA MARIA, ROGAI POR NÓS.

O SENHOR É CONVOSCO!

"CUBRA COM SEU MANTO DE AMOR"..............                      


                                  N.S. de Fátima Rogai por nòs! Cubra com seu manto o leito onde se encontram os doentes que precisam de sua cura para que permaneçam com  seus amigos e familiares, por mais tempo!
Amém!

AGUENTA ESSA!!!!!!!!!!!



  DIÁLOGO SINCERO NO FACEBOOK !!!!!!!

O Deputado Petista:  ''Oi, quero te conhecer melhor, sou deputado petista há 13 anos e honesto.''
A moça: ''Oi, muito prazer, prostituta há 22 anos e sou virgem.''  KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

SORRIA SEMPRE.

Alguém já te falou que você é muito qurida?!!!!
    Fideralina.

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

UM CERTO GALILEU.


CORDÉIS.

SONETO CANTA CORDEL - SÁVIO PINHEIRO

Com bons versos formamos a estrutura
Das estrofes, que nascem da poesia.
Desse encontro, criou-se a fantasia
Do cordel, que se fez literatura.

Contar sílabas transforma essa cultura,
Que a métrica nos dá em garantia
E a oração sendo o enredo que irradia
Traz a arte extraída da mistura.

Com seis versos se forma uma sextilha
E com sete a belíssima septilha
Numa alegre expressão que vem da glosa.

Nos dez versos de dez sílabas, criamos
Um martelo, que em canto, anunciamos
Dando ao texto uma forma majestosa.

domingo, 11 de novembro de 2012

PARABÉNS JADE!

                                      Uma Princesa de três aninhos. Parabéns!!!!!!!!!!!!
                                               Com cereteza será uma RAÍNHA!!!!!!!!!!!!

                                            Parabéns dos primos e amiguinhos!!!!

HOMENAGEM AOS ESCRITORES CEARENSES


 

 Dia 13 de Novembro de 2012.

Sala 1 Policarpo Estouro (Álvaro Martins)
10h20 – 17h50| III Congresso Nordestino de Poetas
Cordelistas, Editores e Folheteiros. Aula Espetáculo
com Mestre Azulão.
             
Vamos prestigiar a nossa cultura popular!
          Fideralina.

PENSAMENTO DO DIA





Grangeiro.

                                                   Escada do Coro da Igreja de Grangeiro.
                                                 Açude de Grangeiro. Balneário
    Altar de N.S. da Conceição.